Hilário Domingues Neto
Resumo:
Este artigo se propõe a analisar as manifestações culturais do Renascimento europeu do século XV, partindo da interpretação da obra pictórica “O Nascimento de Vênus”, do pintor florentino Sandro Botticelli (1944-1510). Como eixo metodológico toma o “mito enquanto alegoria” e traça uma perspectiva analítico-teórica das relações ideológicas que permeiam as concepções renascentistas do culto à antiguidade.
Palavras-chave:
Antiguidade clássica, Renascimento, mito como alegoria, ideologia.
Acesse:
http://ftp.unicep.com.br/~hilario/LIVROS_ARTIGOS/Artigo%20Botticelli%20-%20Hil_rio%20D%20Neto%20(1).pdf
Resumo:
Este artigo se propõe a analisar as manifestações culturais do Renascimento europeu do século XV, partindo da interpretação da obra pictórica “O Nascimento de Vênus”, do pintor florentino Sandro Botticelli (1944-1510). Como eixo metodológico toma o “mito enquanto alegoria” e traça uma perspectiva analítico-teórica das relações ideológicas que permeiam as concepções renascentistas do culto à antiguidade.
Palavras-chave:
Antiguidade clássica, Renascimento, mito como alegoria, ideologia.
Acesse:
http://ftp.unicep.com.br/~hilario/LIVROS_ARTIGOS/Artigo%20Botticelli%20-%20Hil_rio%20D%20Neto%20(1).pdf
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